As crianças que recorrem frequentemente às mensagens de texto de
telemóvel lêem e falam melhor, pelo que os pais devem incentivar os seus filhos
a enviarem SMS (Short Message Service) a fim de melhorarem as suas capacidades
fono-audiológicas, conclui um estudo britânico co-financiado pela British
Academy.
Além disso, as crianças que
recorrem regularmente à linguagem abreviada em SMS têm uma maior capacidade de
soletrar palavras correctamente e apresentam melhores resultados em testes de
fluência verbal.
Os investigadores da Universidade de Coventry analisaram um grupo de 63
crianças entre os oito e os 12 anos e verificaram que há uma relação entre a
utilização de SMS e a alfabetização visto que a leitura de abreviaturas requer
uma forte consciência da combinação de sons.
Hoje, recebemos via e-mail um artigo
publicado na VII Conferência Internacional de TIC na Educação ocorrida entre os
dias 12 e 13 de maio do ano de 2011 e o mesmo nos vem com o seguinte resumo:
O estudo de investigação que apresentamos foi
realizado, no ano lectivo 2008/2009, em contextos de aprendizagem suportados
por tecnologias móveis possuídas pelos alunos, emparticular o
telemóvel. Trata-se de um estudo exploratório
de cariz qualitativo com opção metodológica
pelo estudo de casos múltiplos (quatro),
mas com apenas uma unidade de
análise. Participaram sessenta e oito alunos do ensino secundário geral e profissional, diurno e nocturno, de duas escolas urbanas, uma pública e outra semi-privada. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito e a observação. Os dados recolhidos revelaram grande satisfação dos alunos pelas tarefas realizadas, por tornarem o processo de ensino e aprendizagem mais atractivo e o reconhecimento do potencial educacional do telemóvel para poio às práticas de estudo. Este estudo pretende ser um contributo para a integração de dispositivos móveis na educação e alertar para as novas oportunidades de aprendizagem do mobile learning.
análise. Participaram sessenta e oito alunos do ensino secundário geral e profissional, diurno e nocturno, de duas escolas urbanas, uma pública e outra semi-privada. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito e a observação. Os dados recolhidos revelaram grande satisfação dos alunos pelas tarefas realizadas, por tornarem o processo de ensino e aprendizagem mais atractivo e o reconhecimento do potencial educacional do telemóvel para poio às práticas de estudo. Este estudo pretende ser um contributo para a integração de dispositivos móveis na educação e alertar para as novas oportunidades de aprendizagem do mobile learning.
O Artigo é de autoria de Ana Amélia Carvalho & Adelina Moura. E pode ser encontrado no seguinte endereço: Clique aqui
E agora a pergunta que não quer calar...
É possível que educadores deste século, milênio, geração etc... Continuem educando com princípios de antigamente? Será que terão algum resultado positivo em suas atuações?
Fica para nós a pergunta queridos...
Por: Rosana Leitão
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