Procure neste Blog

Por que o Blogue?


A Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula melhor equipada e com atividades diferentes. Em alguns momentos o professor leva seus alunos ao laboratório conectado à Internet para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias (segundo espaço). Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet, o que permite diminuir o número de aulas e continuar aprendendo juntos a distância (terceiro espaço). Os cursos precisam prever espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais em todas as matérias e ao longo de todos os anos (quarto espaço). Uma das tarefas mais importantes das universidades, escolas e secretarias de educação hoje é planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo de presença física em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual e como integrar de forma criativa e inovadora esses espaços e tempos.


Tendo como referência as palavras de Moran é que se justifica a criação deste blog, pois o mesmo possibilita a integração entre a Teoria ministrada nas aulas da Professora Drª Rosane B. Marendino, regente da disciplina Novas Tecnologias da Educação, na Universidade Veiga de Almeida 2011/2 e a prática sugerida pela mesma para que os acadêmicos envolvidos na disciplina se aproximem com propriedade das novas ferramentas que se fazem necessárias para efetivar a educação deste século.   

Foi-se o período da disciplina e também as discussões presenciais sobre as tecnologias.  Hoje somos pedagogas e decidimos manter aberto este espaço de diálogo aqui na internet. Por acreditar ser possível continuar este diálogo que entendemos ser um diálogo sem fim! 

Att,
Equipe Diálogo com as Tic's

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.
Volte sempre!
Att.
Dialogo TICs

Se você ainda não possui um blog clique na opção Nome/URL para fazer teu comentário! Abraços!