Procure neste Blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Estudantes retêm pouca informação on-line, diz estudo


Apple imagens


Segundo um estudo da Universidade Yarmouk, na Jordânia, mais de um em cada quatro estudantes que recolhe informações na internet acaba por esquecer o conhecimento adquirido.



A investigação piloto, a ser publicada noInternational Journal of Economics, revelou que quase 73 por cento dos participantes tinha baixa a moderada retenção do conhecimento.

Como se sabe, os estudantes recorrem cada vez mais à internet para recolher informações para trabalhos escolares e outras tarefas semelhantes. No entanto, como explica Zakaria Saleh da Universidade Yarmouk, existem preocupações entre os educadores uma vez que não há nenhuma indicação se os estudantes compreendem ou pensam criticamente sobre as informações que encontram.



Os jovens, chamados de ‘nativos digitais’, que cresceram num mundo onde a informação tecnológica e o acesso à Internet são quase omnipresentes, são a primeira geração que usou computadores na aprendizagem ao longo da vida. Como tal, a política educativa centrou-se em aplicar, cada vez mais, estas ferramentas nos últimos anos.


“A internet oferece aos alunos a possibilidade de adquirir conhecimento sem restrições de tempo e espaço”, afirma Zakaria Saleh. “No entanto, o valor acrescentado da internet deve ser visto na aprendizagem e retenção do conhecimento e não apenas no instrumento que serve para encontrar novos conteúdos e conceitos”, acrescenta.

Zakaria Saleh analisou 153 estudantes licenciados e de pós-licenciatura, para testar várias hipóteses relativas à retenção de dados de conhecimento, as atitudes para com a internet e como os educadores abordam o uso da tecnologia da informação.

Os conhecimentos de informática da maioria dos participantes (131) eram geralmente acima das médias na população e mais da metade indicou que têm habilidades médias ou melhor do que a média (88 participantes).

Com os resultados, Zakaria Saleh descobriu que a utilização global da internet foi elevada, em mais de um em cada 10 participantes, mas que para quase três quartos dos estudantes a retenção das informações obtidas através da internet foram baixa a moderada.


E você caro leitor, 
o que pensa sobre este assunto,
 registre aqui sua opinião!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.
Volte sempre!
Att.
Dialogo TICs

Se você ainda não possui um blog clique na opção Nome/URL para fazer teu comentário! Abraços!