Procure neste Blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A geração digital não sabe navegar!

A reportagem abaixo foi extraída da Revista Época e nos faz refletir sobre a necessidade que temos hoje de observar e refletir sobre a utilização das tecnologias em nossa sociedade, principalmente no que diz respeito aos nossos jovens. Cremos que esta reportagem também pode justificar a criação deste blog, pois nos mostra que sempre precisamos estar atentos às informações que nos chegam e selecioná-las da melhor foma possível para que assim, possamos construir, de fato, nosso conhecimento através com o uso das tecnologias. 



 
No início dos anos 1990, uma coleção de enciclopédias tinha o mesmo valor educacional que um microcomputador tem hoje em dia – eram ótimas ferramentas de pesquisa para os estudantes. Para quem tem menos de 20 anos, pode parecer incompreensível. Como uma coleção de livros de capa dura, grandes, pesados e difíceis de manusear, pode ser tão eficaz quanto os programas de busca da internet, que nos colocam a dois cliques de qualquer resposta? A geração que nasceu depois do surgimento da internet tem a sua disposição o maior volume de informação da história. Mas novos estudos sugerem que a intimidade dos jovens com o mundo digital não garante que eles sejam capazes de encontrar o que precisam na internet.
Uma pesquisa da Universidade de Charleston, nos Estados Unidos, mostra que a geração digital não sabe pesquisar. Acostumados com a comodidade oferecida por mecanismos de busca como o Google, eles confiam demais na informação fácil oferecida por esses serviços. O estudo mostrou que os estudantes usam sempre os primeiros resultados que aparecem após uma busca, sem se importar com sua procedência.
 
Leia a reportagem inteira clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.
Volte sempre!
Att.
Dialogo TICs

Se você ainda não possui um blog clique na opção Nome/URL para fazer teu comentário! Abraços!