A reportagem abaixo foi extraída da Revista Época e nos faz
refletir sobre a necessidade que temos hoje de observar e refletir sobre a
utilização das tecnologias em nossa sociedade, principalmente no que diz
respeito aos nossos jovens. Cremos que esta reportagem também pode justificar a
criação deste blog, pois nos mostra que sempre precisamos estar atentos às
informações que nos chegam e selecioná-las da melhor foma possível para que
assim, possamos construir, de fato, nosso conhecimento através com o uso das tecnologias.
No início dos anos 1990, uma coleção de
enciclopédias tinha o mesmo valor educacional que um microcomputador tem hoje
em dia – eram ótimas ferramentas de pesquisa para os estudantes. Para quem tem
menos de 20 anos, pode parecer incompreensível. Como uma coleção de livros de
capa dura, grandes, pesados e difíceis de manusear, pode ser tão eficaz quanto
os programas de busca da internet, que nos colocam a dois cliques de qualquer
resposta? A geração que nasceu depois do surgimento da internet tem a sua
disposição o maior volume de informação da história. Mas novos estudos sugerem
que a intimidade dos jovens com o mundo digital não garante que eles sejam
capazes de encontrar o que precisam na internet.
Uma pesquisa
da Universidade de Charleston, nos Estados Unidos, mostra que a geração digital
não sabe pesquisar. Acostumados com a comodidade oferecida por mecanismos de
busca como o Google, eles confiam demais na informação fácil oferecida por
esses serviços. O estudo mostrou que os estudantes usam sempre os primeiros
resultados que aparecem após uma busca, sem se importar com sua procedência.
Leia a reportagem inteira clicando aqui
Fonte: Revista Época Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários serão sempre bem-vindos.
Volte sempre!
Att.
Dialogo TICs
Se você ainda não possui um blog clique na opção Nome/URL para fazer teu comentário! Abraços!