Este vídeo
motivacional, O poder das palavras, descobri de hoje (01/11/11), pela manhã, ao
acessar as atualizações do Facebook, uma indicação indireta da educadora Cíntia
Vechi, de Ribeirão preto - SP, Brasil, que curiosa e coincidentemente vem de
encontro a frase que li à tarde, em uma revista de 2009, quando no consultório
médico, aguardava para fazer infiltração nos 2 calcanhares, para minimizar as
dores de esporão de calcaneo.
"Não me
interessa a maneiras como as pessoas se movem, mas o que as faz se mover",
frase de Pina Bausch (imagem), a alemã que nos anos 1970 promoveu a fusão entre
o Teatro e o Balé.
Outra fusão
essencial é a da educação com a motivação, tanto do professor como do aluno. E
o vídeo acima, demonstra isso: o poder das palavras.
O bom educador vive
das palavras, de sua retórica, de sua didática e metodologia, muito mais do que
dos recursos tecnológicos que possa usar.
No vídeo acima, um
cego pede ajuda em um cartaz, e a moça que passa e observa a cena, reescreve
aquele pedido, com outro enfoque, perspectiva e poder de persuasão do leitor,
justificando ao senhor:
"Escrevi a
mesma coisa, mas com palavras diferentes".
O que ela escreveu?
Isto: "É UM LINDO DIA, E EU NÃO POSSO VÊ-LO". Tocante, comovedor e
motivador. E o vídeo finaliza com a frase: "Mude as palavras, mude seu
mundo".
O que vem de
encontro também a citação de León Tolstói: "Há quem passe pelo bosque e só
veja lenha para a fogueira". Não basta olhar, tem que saber enxergar as
coisas ao redor.
A diferença entre o
"burocrata do saber" e o educador nato está justamente no poder das
palavras que estes possuem e os outros, não. O educador, como o poeta, eleva as
palavras e o conteúdo de sua disciplina acima da linha horizontal do texto em
um livro, dando-lhe um contexto além do educacional, ampliando a questão
social.
E por experiência
própria, posso afirmar que não existe palavra mais poderosa do que a palavra
que vem da alma, a palavra amiga, a palavra segura, a palavra autêntica e
sincera, franca e gentil... A palavra que demonstra conhecimento do assunto,
domínio do conteúdo, e, por consequência, domínio de classe.
Texto de José Antônio Klaes Roin no blog EducaTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários serão sempre bem-vindos.
Volte sempre!
Att.
Dialogo TICs
Se você ainda não possui um blog clique na opção Nome/URL para fazer teu comentário! Abraços!